O que é e para que serve o ISBN?
O que é e para que serve o ISBN?
O que significa ISBN? Como é composto?
ISBN é a sigla para International Standard Book Number, um padrão numérico internacional voltado especificamente para a identificação de livros e outras publicações monográficas. Em 1972, a partir da ISO 2108, tornou-se o modelo padrão para esse tipo de registro.
O ISBN é um código composto atualmente por 13 dígitos (antes de 2007 era composto por 10) divididos em partes, que podem variar na quantidade de algarismos de acordo com o país, porte da editora e outras características. Independentemente de como esses algarismos são divididos, o ISBN sempre possuirá 13 dígitos.
Por conta dessa divisão em grupos, você pode encontrar os dígitos separados com hífen de maneira divergente entre livros de um mesmo país e de países diferentes. O que geralmente não muda são os 3 primeiros dígitos (978 ou 979), que são designados justamente para livros pelos padrões GS1, e o último dígito, que pode variar entre 1 e 10 (sendo o 10 representado por X), e que é chamado de dígito verificador.
Depois do código que designa o produto como livro (978 ou 979), temos o identificador de grupo, que pode conter de 1 a 5 dígitos (ou mais, em casos específicos, como publicações em línguas raras). Essa numeração é variável de acordo com o país ou idioma. Por exemplo, países de língua inglesa utilizam 0 ou 1, mas, no caso de Brasil e Portugal, ainda que compartilhem a mesma língua, os dígitos são diferentes: 65 atualmente para o Brasil e 972 para Portugal.
Em seguida, vem o código do editor juntamente com o identificador do produto. Esses números podem ser bastante variáveis de acordo com o porte do editor: editoras maiores costumam ter um código de editor menor e um código de obra maior, ao passo que editoras menores e pessoas físicas costumam ter um código de editor maior e um código da obra menor.
Por fim, o último algarismo, como já mencionado, refere-se ao dígito verificador, componente de segurança para prevenção de erros e registros redundantes.
Observe a seguir a imagem de contracapa de um livro publicado no Brasil contendo o ISBN e seu respectivo código de barras.
978 refere-se ao prefixo que define o tipo de produto: livro.
85 refere-se ao código do país ou idioma. Nesse caso, podemos notar que o livro é publicado no Brasil. A partir de 2019, o código do país mudou, portanto, em publicações de editoras que surgiram depois desse ano ou de autores independentes cadastrados a partir desse ano, você encontrará o código 65.
359 refere-se ao código de editor, que, no nosso caso, é a Companhia das Letras. Em todos os livros da Companhia das Letras você encontrará esse mesmo conjunto de dígitos, mesmo em livros com selos editoriais diferentes. Um outro pode ser criado no caso de se esgotar o bloco de ISBNs disponíveis para a empresa.
Quando nos referimos a editores, estamos falando não apenas das editoras em si, como também de qualquer pessoa física ou jurídica que se inscreva para obter um código de editor e, assim, obter um ISBN.
3194 são os dígitos que identificam a obra em si (juntamente com o código do editor, nunca de forma separada), enquanto 5 é o chamado dígito verificador.
Como você pôde perceber, o código ISBN nada mais é que uma das variações de dígitos geralmente usados para identificação de produtos por todo o planeta, o que permite a criação, portanto, de um código de barras, sistema utilizado para catalogação e venda de qualquer tipo de item.
Preciso de um ISBN para meu livro?
De forma geral, você não precisa de um ISBN para publicar um livro de forma independente, no entanto, há casos em que ele é necessário e há casos em que ele pode ser um grande aliado do autor independente.
Editoras sempre costumam registrar um ISBN para seus livros. Se sua obra está a cargo de uma editora, é ela quem cuidará do processo. Se pretende publicar seu livro de modo independente, você mesmo pode solicitar um ISBN.
Em plataformas para autores independentes, como Clube de Autores, Amazon KDP e Uiclap, por exemplo, você pode publicar seus livros sem a necessidade de se obter o código. Entretanto, a venda de seu livro ficará restrita apenas a essa plataforma. Para que você consiga comercializá-lo em lojas parceiras, sites de comércio varejista e livrarias físicas, será preciso um ISBN, de preferência com o código de barras anexado.
Se sua intenção é apenas publicar um lote de livros para consumo pessoal ou para venda informal, entre amigos, não há necessidade da solicitação, mas nada impede que você o solicite também para esse caso.
Há relação entre ISBN e registros autorais?
O ISBN é exclusivamente um código de identificação do seu livro, que carrega informações como nome da obra, autor, edição, editora, número de páginas, entre outras. Seu propósito é basicamente realizar uma catalogação das obras. Não é papel do ISBN proteger os direitos autorais do seu livro, até porque nem é necessário enviar sua obra completa para solicitar um número.
O procedimento para registros autorais de uma obra é um serviço independente, que não está atrelado ao ISBN. Você pode conferir mais informações sobre direitos autorais neste artigo.
Edições diferentes precisam de ISBNs diferentes?
Cada edição do seu livro precisa de um número de ISBN específico. Se você publicou um livro com capa comum e pretende publicá-lo novamente com capa dura, ainda que o conteúdo seja o mesmo, precisará de um novo registro. Se realizou modificações no texto, alterou o número de páginas, alterou as dimensões do livro, inseriu ilustrações ou pretende lançar a mesma obra em anos diferentes, precisará de um novo ISBN. O mesmo acontece para versões em outro idioma e também para traduções. Boxes também recebem numerações diferentes, ainda que contenham obras já publicadas de forma individual.
A única exceção se refere a reimpressões, ou seja, quando um novo lote da MESMA EDIÇÃO é impresso, já que não há, nesse caso, modificação do conteúdo da obra.
Além disso, formatos diferentes do mesmo livro também precisam de ISBNs diferentes. Se você pretende publicar sua obra em versão impressa, e-book e também audiobook, precisará de três ISBNs diferentes, cada qual atrelado a um formato.
Como e onde solicito meu ISBN?
O registro e manutenção do ISBN em nível internacional fica a cargo da Agência Internacional do ISBN, que designa agências em cada um dos países-membros para que sejam realizados os procedimentos de cadastro. No Brasil, a agência responsável é a Câmara Brasileira do Livro, que oferece não apenas esse serviço, como outros relacionados à publicação de livros (registros autorais, contratos, ficha catalográfica).
O primeiro passo é se inscrever no site da Câmara Brasileira do Livro, completando um cadastro de pessoa física ou jurídica. Em seguida, entre os serviços oferecidos, basta escolher o ISBN. Você pode também solicitar um código de barras, o que é bastante útil se pretende realizar todo o processo de edição, inclusive da capa, já que esse código precisa aparecer, de preferência, na contracapa. Algumas plataformas de publicação independente, como o Clube de Autores, geram o código de barras automaticamente, já que elas mesmas inserem esse código em locais específicos da contracapa de qualquer livro publicado.
O processo de solicitação de um ISBN é bem simples e intuitivo. Entretanto, caso queira delegar essa atividade a um profissional da área, você pode pesquisar por serviços de terceiros.
Quanto custa um ISBN?
Caso o pedido seja feito diretamente na CBL, o custo do ISBN seguirá a tabela de preços da empresa. No momento de elaboração deste artigo, um ISBN custa R$ 22,00, enquanto um código de barras sai por R$ 36,00, ambos entregues em até 2 dias úteis. Você pode conferir os preços atualizados nesta página.
Onde insiro o ISBN no meu livro?
Como se trata de um código também voltado para a venda de um produto, é necessário que seu ISBN, juntamente com o código de barras, esteja inserido em uma área externa do livro, como a contracapa, na grande maioria das vezes. Ele precisa ficar visível, de preferência envolto em fundo branco e sem nenhuma interferência de texto ou imagem, nem também muito próximo da lombada ou da extremidade do livro, porque dobras nessas regiões podem prejudicar, com o tempo, a impressão do código.
O ISBN também pode ser inserido na página de direitos autorais do seu livro, preferencialmente na área designada para a ficha catalográfica. Nesse caso, apenas o número basta, sem necessidade do código de barras.
No caso de um e-book, o ISBN também fica na área reservada à ficha catalográfica ou à declaração de direitos autorais. Não há necessidade de inserir um código de barras, porque não haverá escaneamento físico para esse produto.
No caso de um audiobook, se ele for vendido através de um item físico (CD, DVD), o ISBN e o código de barras devem estar no invólucro, na parte externa.
Em que momento devo solicitar o ISBN?
Como citado previamente, o ISBN pode ser inserido na página de direitos autorais de um livro e deve também estar contido na contracapa, preferencialmente com o código de barras. Sendo assim, o ideal é que você o solicite antes de pedir uma ficha catalográfica ou em conjunto com esse pedido (como pode ser feito no site da CBL, por exemplo). Se você pretende publicar em uma plataforma que não insere o ISBN automaticamente em um ponto da contracapa, é necessário que você o envie a seu capista (nesse caso, você pode adiantar a confecção da capa, avisando ao profissional responsável sobre a inserção desses dados depois de finalizada a obra).
Para solicitar um ISBN, não é necessário que você envie a obra completa, mas pelo menos as primeiras páginas são necessárias, justamente as páginas que contêm dados essenciais do seu livro, como folha de rosto e página de direitos autorais. No pedido, você deverá informar o título da obra, todos os profissionais envolvidos (autor, tradutor, ilustrador, diagramador, capista, revisor, etc.), gênero, número de páginas, dimensão do livro, edição, ano de publicação, editora, entre outros dados que compõem as informações de sua obra. Portanto, é necessário que pelo menos o livro já esteja revisado e diagramado no tamanho desejado, para que você obtenha o número correto de páginas.
O mais adequado é que você deixe essa etapa para quando estiver com seu livro totalmente pronto. Dessa forma, você pode solicitar uma ficha catalográfica juntamente com um ISBN para atualizar a página de direitos autorais com esses dados finais.
Informações rápidas sobre ISBN e links úteis
- ISBN não tem validade, portanto não precisa ser renovado.
- Se você solicita um ISBN através de um editor terceiro, e não diretamente à agência responsável no seu país, seu livro fica atrelado a esse editor, mas isso não garante a ele nenhuma propriedade intelectual sobre sua obra.
- Depois de concluído, não é possível alterar dados do ISBN nem pedir reembolso. Se pretende alterar informações, será necessário um novo pedido.
- Você pode verificar todas as publicações que podem ou não receber ISBN através desta lista da Câmera Brasileira do Livro.
- Você pode verificar e pesquisar números de ISBN já publicados, bem como autores, obras e selos editoriais, nesta página da Câmera Brasileira do Livro.
- É possível pesquisar uma obra pelo seu ISBN em grande parte dos sites, já que se configura como um código de identificação como de qualquer outro produto. Assim, você garante que está procurando a edição correta. De preferência, use números apenas, sem hifens.
Fontes de apoio
- What is an ISBN? [International ISBN Agency]
- ISO 2108:2017 – Information and documentation [International Organization for Standardization]
- Agência Brasileira do ISBN [Câmara Brasileira do Livro]
- Sistema do ISBN [APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros]
- FAQs: General Questions [ISBN.org]
- GS1 Company Prefix [GS1]
- Atribuição do ISBN [Câmara Brasileira do Livro]
- Tire todas as suas dúvidas sobre a nova emissão do ISBN [Câmara Brasileira do Livro]
- Pesquisa de ISBN [Câmara Brasileira do Livro]
- Preços [Portal de Serviços CBL]
Eduardo Tognon
MAIS DO ALÉM DOS LIVROS:
Como registrar os direitos autorais do seu livro
A importância do contexto em uma história
Como é feita a revisão de um livro?
Letra capitular em um livro: quando e como usar?
NEWSLETTER
Inscreva-se e receba dicas e novidades por e-mail!
Ao se cadastrar, você aceita nossos Termos de Uso e Serviço e nossa Política de Privacidade.
Ao se cadastrar, você aceita nossos Termos de Uso e Serviço e nossa Política de Privacidade.