SOBRE O ALÉM DOS LIVROS
Conheça um pouco sobre o Além dos Livros, como ele surgiu e um pouco sobre seu criador, Eduardo Tognon.
Quem faz o Além dos Livros?
Eduardo Tognon
Idealizador, produtor e escritorEduardo Tognon
Idealizador, produtor e escritorVou te contar um pouquinho sobre como surgiu esse projeto, que tem a ver, obviamente, com meu perfil de leitor. Ademais, vou falar um pouquinho sobre os propósitos do Além dos Livros, o que você pode esperar dele e quais conteúdos são abordados por aqui.
Antes de qualquer coisa, vale dizer que não sou nenhum especialista em artes literárias. Não tenho formação específica em Literatura, não sou crítico literário profissional, nem tenho papel algum de influência ou participação nessa área. O propósito do Além dos Livros, nesse braço específico, é trazer minhas impressões de leitura, meus pontos de vista, resenhas de livros apreciados por mim, assim como qualquer leitor geralmente gosta de fazer, seja através de um blog, de vídeos, de postagens em redes sociais ou de um papo com alguém. É um local para compartilhar minhas experiências de leitura e também indicar autores e obras pelos quais tenho profundo interesse. Aqui eu faço o papel de um leitor comum, apenas com a audácia de compartilhar um pouco desse vasto universo dos livros.
Já a área de produção literária é um ramo no qual, de fato, eu atuo, principalmente como diagramador para autores iniciantes e/ou independentes. Também atuo na área de publicação independente. Portanto, esse braço do Além dos Livros, além de opinativo, terá um caráter mais técnico, naturalmente. Juntamente a isso, e por conta disso, pretendo ajudar, de alguma forma, autores que almejam ver suas obras publicadas por conta própria.
Como surgiu o Além dos Livros?
Sempre gostei muito de ler, e sempre vi nos livros uma imensidão de possibilidades, sejam elas científicas, técnicas, acadêmicas, imaginárias, biográficas, ficcionais… Talvez essa seja a magia do livro: nenhum elemento físico existente é capaz de oferecer tantos caminhos e tantas recompensas quanto ele.
Posso dizer que minha paixão por literatura surgiu entre a infância e a adolescência. Não que eu já não lesse antes desse período (que saudade, aliás, das maravilhosas histórias da Coleção Vagalume!), mas o interesse com mais afinco pelos livros começou lá pelos meus doze anos. E aqui introduzo meu grande tutor: Arthur Conan Doyle. Foi graças às histórias de Sherlock Holmes (personagem de extrema importância e escondido neste site, se você for astucioso para descobrir), ainda naquelas edições baratinhas da Melhoramentos, que minha vontade de ler foi aumentando significativamente. Li Um Estudo em Vermelho pelo menos umas quatro vezes até hoje.
Em seguida, apareceu mais alguém para contribuir com meu interesse literário: Agatha Christie. Se me lembro bem, Morte na Mesopotâmia foi meu primeiro contato com a rainha do crime. O gênero policial, até então, era meu preferido. Com o tempo, claro, experimentamos novos gêneros, novos autores, e acabamos delineando melhor nossos gostos. Não que necessariamente abandonemos gêneros que amávamos, mas nos identificamos com outros que até então ficavam um pouquinho de lado.
Divagações à parte, minha vontade de querer deixar registradas minhas impressões literárias deu início mais ou menos lá pelos vinte e poucos anos, numa época em que ainda não havia a grande disseminação dos booktubers, por exemplo. Eu queria um local completamente livre para discutir abertamente obras e seus autores. Por conta do trabalho e, consequentemente, do tempo, a ideia foi ficando apenas no papel, até que, em 2020, surgiu uma brecha. Aproveitei-a e me dediquei a deixar o Além dos Livros pronto em algumas semanas. Bem, foram necessárias bem mais que algumas semanas. Depois disso, houve novamente um hiato, pelos mesmos motivos, mas voltei em 2022, reformulando não apenas o site, como os demais canais de divulgação.
Do que é feito o Além dos Livros?
O propósito deste projeto não é apenas registrar resenhas aqui e acolá. Pretendo também deixar minhas impressões sobre outras pequenas áreas que tangenciam a literatura, além, claro, de artigos e conteúdos que ajudem escritores independentes, porque esse também é um dos pilares do Além dos Livros, que já nasceu com a ideia de não ser apenas um blog literário.
O Além dos Livros, portanto, é feito disso: de literatura, mas também de produção literária; de alguém que lê, mas que também ama escrever; é, em suma, metade escrita, metade leitura.
Links úteis
Você pode encontrar um pouco do Além dos Livros em vários lugares por aí, mas também pode encontrar muita coisa aqui no site. Dê uma olhadinha em alguns links que separei para você: